Manuel Pinto da Fonseca, antigo negreiro que desenvolvera a sua atividade no Brasil de onde seria expulso em 1851, adquiriu, em 1853, a Quinta do Relógio, no termo da vila de Sintra. Para projetar o palacete que ali pretendia construir, terá convidado António Tomás da Fonseca. Por conseguinte, o edifício riscado por Fonseca, destaca-se pelo seu prospeto neoárabe integra-se plenamente no contexto da arquitetura romântica e terá sido o primeiro edifício construído neste “estilo” em Portugal.
Assim, a mansão é constituída por um pavilhão central de topo ameado, ao qual se anexam dois corpos de volumetria mais reduzida. As paredes exteriores do pavilhão, de fundo amarelo, foram cobertas por largas fachas avermelhadas transversais que, no alçado principal ocupam apenas a metade inferior, enquanto o espaço sobejante foi preenchido com flores e formas geometrizantes pintadas ao estilo “árabe”. Na fachada central abre-se uma galilé enquadrada por três grandes arcos em ferradura sustidos por colunas lisas e capiteis ornados com estilizados motivos florais. No interior da galeria rasgam-se cinco grandes portas em ferradura, superiormente contornadas por frescos similares aos já descritos. Ali, entre as portas e as rosáceas que as encimam, destacam-se igualmente cinco cartelas azuis, nas quais se inscreveu em árabe a divisa dos reis mouros de Granada: Deus é o único vencedor. O parque desta Quinta não é extenso, distribuindo-se, porém, pelo jardim muitas plantas raras e exóticas.
Manuel Pinto da Fonseca, a former slaver who operated in Brazil from where he was deported in 1851, purchased the Quinta do Relógio, located on the outskirts of Sintra in 1853 and invited António Tomás da Fonseca to design the mansion he intended to build there. The building sketched by Fonseca, is particularly noteworthy on account of its neo-Arab perspective and fully melds with the context of Romantic architecture. It was the first construction built in this "style" in Portugal.
The mansion comprises a central pavilion topped by battlements, to which two smaller wings have been added. The pavilion’s yellow outer walls were painted in broad transversal reddish stripes covering only the lower half of the mansion’s main façade, whose remaining spaces were filled with flowers and geometrical shapes painted in the "Arab" style. The galilee on its central façade is moulded by three large horseshoe arches supported by smooth columns and capitals adorned with stylised floral motifs. It houses five large horseshoe doors, surmounted and bordered by frescoes similar to those already described. Between the doors and their surmounting rose windows reference should also be made to five blue cartouches containing an inscription of the motto, in Arabic, of the Moorish kings of Granada: “There is no victory other than from God”. The park of this Quinta is not particularly large but houses many rare, exotic plants.