Conheça o nosso parimónio

Histórico-Artístico

PAÇO DOS RIBAFRIAS

Sintra

Património indexado como valor fundamental da Paisagem Cultural de Sintra

Em 1534, Gaspar Gonçalves, primeiro senhor de Ribafria e alcaide-mor de Sintra, mandou construir perto do Paço Real a sua casa e capela. Este edifício, de planta em U, consiste num dos raros exemplos da arquitetura áulica quinhentista subsistentes na própria vila, mas ao longo da fachada evidenciam-se alguns vestígios da intervenção pombalina pós-terramoto de 1755.

Um pórtico de verga multilobada conduz ao átrio abobadado, cujas ogivas assentam num complexo jogo de arcos e nervuras, nascidos dos diversos ângulos, assim como dois arcos de volta perfeita com capitéis de cariz italianizante que se encontram ornados com volutas e carrancas. No capitel central pode-se ler a seguinte inscrição: Esta obra fez Pero Pexão no ano de mil e quinhentos e trinta e quatro annos.

Um outro átrio, igualmente abobadado e nervurado, dá acesso à escada que conduz à grande loggia. Neste balcão, destaca-se uma fonte com baldaquino parcialmente revestida com azulejos mudéjares, bem como uma graciosa colunata em L. No alçado contíguo desenvolve-se um pequeno balcão com decoração similar ao já descrito. No interior destaca-se, na sala de jantar dois bustos embebidos em medalhões relevados e esculpidos na tradição chanterenesca.

RIBAFRIAS PALACE

Sintra

Heritage of fundamental value of the Cultural Landscape of Sintra

In 1534, Gaspar Gonçalves, first Lord of Ribafria and Mayor of Sintra, commissioned the building of his home and chapel near the royal palace. This U-shaped building is a rare example of 16th century aulic architecture which still exists in the old town itself, although its façade contains several traces of the post-earthquake Pombaline intervention of 1755.

A portico with a multilobulated lintel leads to the vaulted atrium, whose ogives are perched atop a complex set of arches and ribs, jutting out from different angles, as well as two full arches with Italianate capitals adorned with volutes and carrancas (menacing figureheads). The central capital bears the following inscription: This was the work of Pero Pexão in the year fifteen hundred and thirty four.

Another equally vaulted and ribbed atrium affords access to the staircase leading to the large loggia. The balcony has a fountain with a baldachin, partly lined by mudéjar tiles, in addition to a graceful L-shaped colonnade. There is a small balcony decorated in a style similar to the one already described, on the adjacent side. Inside the palace special reference should be made, in the dining room, to two busts embedded in medallions in relief and sculpted in the style of Nicolau Chantereine.