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Histórico-Artístico

PALÁCIO E PARQUE DE MONSERRATE

Serra de Sintra

Património indexado como valor fundamental da Paisagem Cultural de Sintra

Nos finais do século XVIII, Gerard De Visme mandou edificar nas sua Quinta de Monserrate um castelinho neogótico (Monserrate I), mais tarde habitado por William Beckford que ali promoveu, não só no edifício, mas também nos jardins, várias melhorias, destacando-se a cascata, o arco de Vathek e o falso cromeleque. Com a partida de Beckford a propriedade ficou ao abandono e a cobertura terá colapsado entre 1840 e 1848.

A Quinta tornou-se propriedade de sir Francis Cook que, em 1858, contratou os arquitetos Knowels (pai e filho), para projetar o pavilhão que pretendia construir em Monserrate. Os arquitetos depararam-se, no entanto, com limitações várias, uma vez que tiveram de se cingir às estruturas subsistentes do antigo edifício neogótico.

Condicionado à pré-existência, o edifício parcialmente reconstruído revela-se original e profundamente eclético (Monserrate II). Os três corpos do pavilhão – encimados, nas extremidades por cúpulas vermelhas, em forma de bolbo da flor de lótus, revelando a central e alteada cúpula de prospeto classicizante, e as fachadas encontram-se rasgadas por portas e janelas neogóticas. A entrada está precedida por um pórtico igualmente neogótico, cintado por grandes entablamentos. Na cornija surgem, alternados, modilhões de volutas e arcadas trilobadas e do corpo central emerge, sobre o frondoso parque, um balcão provido de arcaria e ornado com azulejos de imitação mudéjar. No interior, a exuberância decorativa dos estuques e capitéis acentua o carácter orientalizante do pavilhão, nomeadamente na galeria que percorre todo o edifício, onde uma profusão de temas indianos e clássicos imprime ao conjunto uma dinâmica própria que resulta num singular efeito estético.

Os soberbos jardins que rodeiam a áulica construção foram concebidos e executados por Stockdale e também por Thomas Gargill que souberam explorar as particularidades microclimáticas da propriedade, obtendo deste modo um magnífico parque, no qual se podem observar, ainda hoje, mais de 3.000 espécies exóticas.

MONSERRATE PALACE AND PARK

Sintra Mountain Range

Heritage of fundamental value of the Cultural Landscape of Sintra

Gerard De Visme commissioned the building of a small neogothic castle (Monserrate I) in his Quinta de Monserrate at the end of the 18th century. It was later to be inhabited by William Beckford who made several improvements to the building as well as to its gardens. Special reference should be made to its waterfall, Vathek’s Arch and imitation cromlech. The estate was abandoned upon Beckford’s departure and its roof fell in between 1840 and 1848.

The Quinta became the property of Sir Francis Cook who, in 1858, commissioned the Knowles architects (father and son) to design the pavilion he intended to build in Monserrate. The architects were, however, forced to contend with several limitations, as their activities were constrained by this old neo-gothic building’s existing structures.

Owing to such pre-existing constraints the partially reconstructed building (Monserrate II) is both original and profoundly eclectic. The pavilion’s three wings, whose extremities are surmounted by red domes, are shaped in the form of a lotus bulb. Its high central dome and façades are interspersed by neo-gothic doors and windows in a classicising perspective. The entrance is preceded by an equally neo-gothic portico, girdled by large entablatures. The cornice contains an alternate array of modillions comprising volutes and trilobate arches and its central wing has an arched balcony adorned by faux-mudéjar tiles, overlooking the leafy park. The exuberant stuccowork decoration and capitals inside the palace accentuate its orientalising character. This is particularly visible in the gallery that encircles the whole of the building, whose profusion of Indian and classical themes provides the whole with its own special dynamic which results in a singular aesthetic effect.

The superb gardens surrounding this aulic construction were designed and executed by Stockdale, together with Thomas Gargill who succeeded in exploiting the property’s special microclimate in designing a magnificent park which currently houses more than 3,000 exotic species.