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Histórico-Artístico

QUINTA DA BELA-VISTA

Serra de Sintra

Património na Zona Especial de Proteção da Paisagem Cultural de Sintra

O edifício da Quinta da Bela-Vista, edificado por volta de 1770, apresenta planta em U e consiste numa habitação barroca de três pisos. O inferior, decerto destinado à área de serviços, ostenta, ao nível do piso térreo e prolongando-se pela escadaria de aparato, painéis azulejares figurando neles cenas de género, sobretudo campestres e fitomórficas, a azul e branco e com molduras a amarelo, remetendo-nos para a sua já avançada cronologia. A referida escada, com anteparas em ferro forjado, com primeiro lanço centralizado, divergindo em dois escadórios no segundo lanço que dão acesso a um varandim. É já ao nível do segundo piso que se acede à zona nobre do aristocrático edifício. Os jardins, dispostos ao longo de vários patamares distribuem-se entre espaços de estar e bosquetes, animados pela presença de estatuária, de floreiras e de outras estruturas que se costumam encontrar nos jardins nesta época e que, acaso, revelarão influências da “Escola de Mafra”.

QUINTA DA BELA-VISTA (Estate)

Sintra Mountain Range

Heritage in the Cultural Landscape of Sintra

The Quinta da Bela-Vista has a U-shaped building dating from circa 1770. It consists of a baroque dwelling with three floors The lower floor, certainly intended as the services area, displays tile panels which particularly depict countryside and phytomorphic scenes, in blue and white with yellow frames at ground floor level, extending up to the magnificent staircase, indicative of the fact that it is very old. The referred to staircase, with its wrought iron balusters and centralised first flight, diverges into two staircases whose second flight leads onto a landing. The second floor, in turn, leads to the great hall of this aristocratic building. The split-level gardens are distributed among leisure spaces and woodland, enhanced by the presence of statuary, flower beds and other structures usually found in the gardens of the time and probably indicative of the influence of the "Mafra School".