Muito provavelmente a fundação da Igreja Paroquial de Santa Maria do Arrabalde remontará ao século XII, no entanto este templo terá sido totalmente reconstruído nos últimos anos do século XIII ou nos inícios do século XIV, por iniciativa do prior Martim Dade. Na sua frontaria, destaca-se o alteamento barroco da empena, resultante da restauração pós-terramoto, entre 1757-1760.
Mas, ali preserva-se ainda o pórtico trecentista inscrito em gablete e com três arcos ogivais, no qual se promoveu, já na era de quinhentos, a geminação das portas com a inclusão de um colunelo central. As portas laterais são igualmente góticas, apresentando a do alçado norte decoração antropomórfica. O interior é de três naves separadas por tramos de arcaria ogival, cujos capitéis se encontram finamente lavrados com motivos vegetalistas. Um bem lançado arco triunfal conduz à capela-mor, de planta poligonal e coberta por uma possante abóbada artesoada e iluminada por amplas frestas em lanceta. Ainda da nave destaca-se a interposição de um coro-alto manuelino e, à esquerda, pétreo altar maneirista.
Although the Igreja Paroquial de Santa Maria do Arrabalde was most probably founded in the 12th century it was completely rebuilt in the late 13th or early 14th centuries at the behest of the prior Martim Dade. Of particular note on its façade is the baroque elevation of its gable roof, resulting from restoration works carried out in the period 1757-1760 following the earthquake.
Still standing, however, is the 14th century portico which is part of the ornamental gable with three ogival arches, twinning the doors with the inclusion of a central colunelo in the 16th century. The lateral doors are also gothic and the door at the northern elevation is embellished with anthropomorphic motifs. The three-naved interior is separated by ogival archway bays upon whose capitals vegetal motifs have been finely chiselled. An elegant triumphal arch leads to the polygonal chancel which is housed under an imposing coffered vault and illuminated by wide slitted lancet windows. Special reference should also be made to the nave’s Manueline high choir and its stone mannerist altar to the left.