As origens da igreja matriz de São Pedro de Penaferrim remontarão ao século XIV, datando o primeiro documento que se lhe refere de 1403. Mas em 1565, foi alvo de profunda reforma patrocinada por D. Álvaro de Castro. Desta campanha de obras terá resultado a construção da abóbada artesoada da nave. Todavia, a estrutura da abside poligonal constituirá, talvez, vestígio remanescente da primitiva fábrica, tal como os elementos pétreos estruturais e decorativos desentaipados em recente obra de restauro.
O século XVIII ficou bem vincado no prospeto desta paroquial na sequência da intervenção mecenática de D. Tomás de Almeida, 1.º patriarca de Lisboa. Sob sua égide se pintaram os “altos” da igreja, com decoração barroca de fingimentos de arquitetura, da autoria de António Pimenta Rolim. Passou, então, a aceder-se ao templo através de pórtico barroco, encimado com o brasão de armas do cardeal-patriarca e, no seu interior, designadamente na nave impôs-se, então, grandioso lambril azulejar, atribuído à oficina de Valentim de Almeida e terão sido executados por volta de 1730. Neles plasmam-se, envoltos em exuberantes cercaduras arquitetónicas e fitomórficas sustidas por anjinhos, interpondo-se também as armas cardinalícias, alguns episódios da Hagiografia de São Pedro.
The parish church of São Pedro de Penaferrim dates back to the 14th century, with the first document making reference to the church being in 1403. Major repair works were, however, carried out in 1565 at the behest of Álvaro de Castro. This works project resulted in the construction of the coffered dome ceiling over the nave. The structure of its polygonal apse may, however, represent the remaining traces of its original construction as do the structural and decorative stone elements which were unearthed in recent restoration works.
The 18th century was an extremely important period in the perspective of this parish church following the intervention sponsored by Tomás de Almeida, 1st Patriarch of Lisbon, under whose aegis its upper parts were painted in the faux-baroque architectural style of António Pimenta Rolim. Access to the temple was through a baroque portico, surmounted by the cardinal-patriarch’s coat-of-arms. The church’s nave displays a grandiose tile wainscot attributed to the workshops of Valentim de Almeida and probably produced circa 1730. They depict several episodes of the hagiography of Saint Peter and are bordered by an exuberance of architectural and phytomorphic motifs and held aloft by small angels, intertwined with the cardinal’s coat-of-arms.