A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, construída na segunda metade do século XVI, consiste num bom exemplar de arquitetura chã e terá substituído um anterior templo devotado a Nossa Senhora da Misericórdia e do qual subsistirão alguns azulejos mudéjares e uma pia-de-água-benta de boa fábrica manuelina.
Por meados do século XVI, o templo foi sujeito a uma profunda reforma, que se estendeu pelo menos até 1566, testemunhada por dois medalhões relevados, representando os bustos de São Pedro e de São Paulo.
Uma terceira reforma ocorreu na primeira metade do século XVII, destinada a adequar a igreja aos cânones contra-reformistas. A igreja, de nave única coberta por imponente abóbada, ganhou oito capelas laterais e duas colaterais e um arco de triunfo, encimado por edícula com imagem de Cristo Redentor, com autoria atribuída ao arquitecto Pedro Nunes Tinoco; e as paredes da nave foram revestidas com azulejos do tipo de tapete, a amarelo e azul. No século XVIII promoveu-se o revestimento azulejar das paredes da capela-mor com passagens marianas, da autoria de António Pereira, e a construção do retábulo de talha ao “estilo nacional”, segundo desenho do arquiteto João Antunes.
Parcialmente arruinada com o terramoto de 1 de novembro de 1755, a paroquial foi alvo de intervenção, sobretudo ao nível da cobertura e da frontaria. A torre com cúpula e pináculos, à direita, está revestida de pedra; e o corpo deste templo permanece ritmado por possantes contrafortes de pilastras toscanas simples.
The parish church of Nossa Senhora da Assunção, which was built in replacement of an earlier temple devoted to Nossa Senhora da Misericórdia (Our Lady of Mercy) in the second half of the 16th century is a good example of plain Portuguese style architecture. Its remains include several mudéjar tiles and a fine specimen of a Manueline holy water font.
Two medallions in relief, with busts of Saint Peter and Saint Paul, bear witness to major restoration works on the temple starting in the mid 16th century and lasting up until at least 1566.
The first half of the 17th century witnessed a third refurbishment project, aimed at adapting the church to Counter-Reformation canons. The church, with its single nave housed under an imposing vault, was enhanced by the addition of eight side and two collateral chapels and a triumphal arch, surmounted by an aedicule containing an image of Christ the Redeemer, attributed to the architect Pedro Nunes Tinoco and the nave’s walls were lined with yellow and blue patterned tiles. In the 18th century the chancel’s walls were lined by tiles depicting Marian scenes by António Pereira. A carved retable in the "national" style, based on the drawings of the architect João Antunes, was also installed.
Repair works were carried out on the roof and main façade of this parish church which had been left partially in ruins following the earthquake of 1 November 1755. The tower, to the right, with its cupola and pinnacles is clad in stone and the body of this temple is interspersed by sturdy buttresses in the form of simple Tuscan pilasters.