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Histórico-Artístico | Zona Especial de Protecção

CASA DE EXERCÍCIOS DE SANTO INÁCIO

Alto do Rodízio

Património na Zona Especial de Proteção da Paisagem Cultural de Sintra

Num terreno oferecido, em 1956 à Companhia de Jesus, por Luiz de Sousa Monteiro e pela sua esposa Maria Adozinda Pimenta de Sousa Monteiro, foi construído edifício da actual Casa de Exercícios de Santo Inácio; a primeira pedra foi benzida pelo monsenhor Fernando Cento, núncio apostólico, a entrega das chaves foi no dia de Natal de 1956.

O edifício patenteia, quer nos alçados exteriores, quer na capela, o despojamento formal da arquitetura modernista, articulando panos de alvenaria com pedra rústica. O edifício desenvolve-se em L, ficando na parte mais recuada a zona de quartos e de serviços, que foi alvo de alterações interiores, em 1996, segundo programa delineado pelo arquiteto José Toscano, conforme consta no processo de licenciamento existente no Arquivo Municipal de Sintra.

Precede a entrada na igreja rasgada galilé, sustida por quatro pilastras de betão que sustêm parcialmente o corpo do templo. No terraço, envolta por sineira de pedra talhada, tal como no alçado Norte da igreja, marcada pela sua horizontalidade e onde permanecem três sinos. No interior do templo com coro alto que se prolonga pelas laterais, destaca-se a contenção decorativa, direcionando o olhar para a capela-mor com retábulo de madeira, onde se rasga uma cruz retro iluminada e, no lado do Evangelho, destaca-se uma imagem de Cristo crucificado.

HOUSE OF SPIRITUAL EXERCISES OF SAINT IGNATIUS

Alto do Rodízio

Heritage in the Special Protection Site of the Cultural Landscape of Sintra

The current Casa de Exercícios de Santo Inácio was built on land gifted to the Society of Jesus by Luiz de Sousa Monteiro and his spouse Maria Adozinda Pimenta de Sousa Monteiro, in 1956. Its foundation stone was blessed by Apostolic Nuncio Monsignor Fernando Cento and the keys were handed over on Christmas Day 1956.

Both the outside of the building and its chapel display the formal unpretentious nature of modernist architecture in a combination between masonry and rustic stone sections. The building, whose bedrooms and services are located at the far end, is L-shaped. Several parts of its interior were adapted in 1996 to the design of the architect José Toscano, as shown in the licensing process existing in Sintra’s municipal archives.

The entrance to the church is preceded by a wide galilee supported by four concrete pilasters which anchor a part of the body of the temple. Its terrace houses a sculpted stone bell tower, as in the case of the church’s northern elevation, with a markedly horizontal appearance and in which three bells remain. Inside the temple, whose high choir extends along its sides, reference should be made to the its subdued decoration which directs the gaze towards the chancel with its wooden retable and backlit cross and an image of the crucified Christ, on the Gospel side.