O Hotel Neto é um edifício inserido na paisagem do Centro Histórico de Sintra, localizado junto do Palácio Nacional. De arquitetura civil oitocentista, apresenta planta longitudinal retangular, com fachadas laterais corridas, acompanhando o desnível do terreno para O e N.

A fachada principal tem o nome do Hotel em capitulares, à semelhança das outras unidades hoteleiras do Centro Histórico.

A sua construção de finais do século XIX, apresenta uma estrutura de alvenaria mista rebocada; as molduras dos vãos em cantaria de calcário; ferro nas guardas das varandas e gradeamentos nas janelas; portas, janelas e pavimentos interiores em madeira; estuque nos tetos e cobertura exterior em telha Marselha.

Este Hotel era muito frequentado pela aristocracia e burguesia lisboetas, sendo um dos seus hóspedes mais ilustres o escritor romancista José Maria Ferreira de Castro (1898-1974), que ali residiu durante doze anos, onde terá escrito parte da sua extensa obra literária, que ofereceu à Câmara Municipal de Sintra, que em forma de homenagem ao escritor levantou um Museu com o seu nome.

Ir para o topo